Notícias
12 de Julho de 2018

Filme sobre a emigração portuguesa no Rio de Janeiro será exibido na Embaixada de Portugal

24 de julho às 19h00 | Embaixada de Portugal em Brasília

Foto da Noticia
50 pessoas leram esta notícia.

O Camões – Centro Cultural Português em Brasília e a realizadora Vanessa Rodrigues convidam para a exibição do filme “Ba[p]tismo da Terra”.

A sessão será no dia 24 de julho, terça-feira, às 19h, no auditório Camões, na Embaixada de Portugal (SES Av. das Nações, Quadra 801, Lote 2 Brasília-DF), seguida por uma conversa com a realizadora.

BA[P]TISMO DE TERRA

Sinopse: Cruzando várias gerações da emigração portuguesa no Rio de Janeiro, este filme resgata a memória de várias histórias de sucesso da luso-brasilidade, nesse duplo baptismo de terra, ao mesmo tempo que cria um documento visual sobre a Portugalidade na cidade maravilhosa, inspirando-se, no livro "Emigrantes" do escritor português Ferreira de Castro.

O filme é de produção independente, estreou em 2017 e foi distinguido como melhor filme documental português no Festival de Cinema Art&Tur e premiado com uma Menção Especial de TV no Festival de Cinema de Avanca, Portugal, bem como foi distinguido com a melhor banda sonora original no festival de cultura e turismo “Terres”, na Catalunha, Espanha.

Contando com uma equipa luso-brasileira, o Baptismo de Terra teve o apoio da Secretaria de Estado das comunidades portuguesas e Grupo AB, bem como apoios institucionais do Consulado-Geral de Portugal no Rio de Janeiro, Câmara de Comércio de Portugal no Rio de Janeiro, Embaixada de Portugal e Instituto Camões em Brasília, além de parcerias locais: Grupo Avant de Comunicação, Peixe Voador, Botequim itahy, PortoBay Rio Internacional, Tipiti Produções Culturais.

Ficha técnica: 100’

Ano: 2017

Equipa 

Realização, pesquisa, guião e produção: Vanessa Ribeiro Rodrigues

Direção de Fotografia: António Morais

Edição: Osvaldo Pinto 

Pós-produção vídeo: Stephane sagaz

Diretor de som: Sérgio Silva 

Som: Marcelo Noronha 

Pós-produção áudio: Sérgio Silva e Pedro Adamastor 

Técnico de timelapse e assistente de câmera: Frederico Borges

Produção executiva: Vanessa Ribeiro Rodrigues e Susana Sabrosa Audi

Produção local: Janaina Castro Alves, Ana Cláudia Bastos e Vanessa Ribeiro Rodrigues 

Design: Rui Ferreira 

Fotógrafo: Hugo Rodrigues 

Apoio a festivais: Andreia Lucas 

 

VANESSA RODRIGUES

Realizadora de cinema documental, escritora, jornalista, professora universitária. Portuguesa, viveu no Brasil durante 5 anos até 2010, entre São Paulo e o Rio de Janeiro, como correspondente de vários órgãos de informação portugueses. Em 2009, viajou pela Amazónia brasileira e em 2013 na Jordânia, como pesquisadora para um filme de refugiados palestinos. Em outubro de 2017 foi distinguida com a bolsa de criação jornalística da Fundação Calouste Gulbenkian e Associação para a Cooperação entre os Povos que a trouxe a Moçambique para uma série de trabalhos sobre desenvolvimento humano e economia criativa.

“Baptismo de Terra” (2017) é sua primeira longa-metragem, distinguida como melhor filme documental português no Festival de Cinema Art&Tur e Menção Especial de TV no Festival de Cinema de Avanca, Portugal, bem como figura na seleção oficial do festival de cultura e turismo “Terres”, na Catalunha, Espanha. 

Estudou realização para documentário na Academia Internacional de Cinema de São Paulo e fez especialização em guião de cinema documental na EICTV- Escuela Internacional de Cine Y TV de Cuba. Este ano lançou o livro “Ala Feminina” (Desassossego, Saída de Emergência) sobre mulheres reclusas. Direitos Humanos, memória, identidade e justiça social são os temas que aborda, navegando entre as linguagens do documentário, literatura e jornalismo. O aúdio-documentário Palestina, Diários de um Lugar Incerto, que produziu e realizou para a rádio TSF (Portugal) ganhou uma menção honrosa (2015) no prémio da UNESCO, em Portugal: Jornalismo & Integração. Em 2010, seu ensaio fotográfico sobre os Trabalhadores Rurais Sem Terra ganhou o prémio do Público no Festival Audiovisual Black&White da Universidade Católica do Porto. 

 
Veja algumas fotografias relacionadas com a notícia
FotoFotoFotoFotoFotoFoto