Notícias
07 de Junho de 2018

Metrô de São Paulo ganha exposições portuguesas em junho

Mostras ficarão em quatro estações da Linha Amarela e fazem parte da programação do Experimenta Portugal ‘18

Foto da Noticia
115 pessoas leram esta notícia.

O metrô de São Paulo ficará um pouco mais português no mês de junho. Entre os dias 1º e 29 de junho, quatro estações da Linha 4 Amarela ganharão exposições de fotos sobre Portugal. A ação faz parte da programação do Experimenta Portugal ’18, iniciativa do Consulado Geral de Portugal em São Paulo para promover o intercâmbio cultural entre os dois países.

A estação Luz receberá, na área transferência, a exposição Potencial Econômico da Língua Portuguesa, que aborda a quarta língua mais falada do planeta como importante ponto de ligação entre 250 milhões de pessoas, ou seja, 3,7% da população mundial.

Na estação Paulista, o mezanino receberá a mostra Construtores do Brasil recorda o período das grandes navegações, com elementos que remetam à descoberta do Brasil e ao legado cultural lusitano.

A estação Fradique Coutinho traz uma mostra sobre um dos símbolos de Portugal: o azulejo. A exposição Azulejo Português: Diálogos Contemporâneos traz as origens e reflete o encontro de culturas e civilizações que ultrapassam o espaço geográfico de Portugal, incorporando, inclusive, novidades trazidas do Brasil.

Por fim, a estação Faria Lima recebe a exposição Cinema Português, que resgata os mais de cem anos da produção cinematográfica lusa, desde a era do cinema mudo até os diretores contemporâneos como Pedro Costa, Miguel Gomes, João Pedro Rodrigues, Teresa Villaverde, entre outros. 

As exposições sobre a Língua Portuguesa, Azulejo Português e Cinema Português são do acervo do Instituto Camões, entidade parceira neste projeto. Já a exposição dos Construtores do Brasil é parte do acervo do Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo, a qual também agradecemos pela parceria.

Sobre o Experimenta Portugal ’18

Em sua quarta edição, o Experimenta Portugal oferecerá um extenso calendário de eventos durante os meses de maio, junho e julho deste ano, recheado das mais diversas expressões e criações artísticas, musicais e culturais, em diferentes espaços e equipamentos culturais ícones da cidade de São Paulo, ilustrando o momento único de conexão e colaboração que São Paulo/Brasil e Portugal estão hoje a viver.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Cunha Vaz Brasil – Rodrigo Dias Gomes

(11) 2776-1920 | rdg@cunhavaz.com