Notícias
08 de Dezembro de 2017

FESTLIP – Festival Internacional de Teatro da Língua Portuguesa 2017 - 9ª EDIÇÃO

De 13 a 23 de dezembro | Rio de Janeiro

Foto da Noticia
758 pessoas leram esta notícia.

O FESTLIP – Festival Internacional de Teatro da Língua Portuguesa terá, como nas edições anteriores, toda sua programação sob a visão dos países que possuem o português como língua.

 Todos os anos, o  FESTLIP promove o intercâmbio cultural e teatral entre países da língua portuguesa. Vários teatros da cidade do Rio de Janeiro recebem espetáculos inéditos, e com entrada franca, provenientes de Portugal, Angola, Galícia, Cabo Verde, Moçambique, Guiné-Bissau e do Brasil. A programação oferece ainda oficinas teatrais, debates, palestras, exposições, shows e uma mostra gourmet da culinária dos países participantes. O festival é realizado pela Talu Produções e a Rede SESC Rio.

Desde a sua primeira edição, o festival já contabiliza um público de mais de 300 mil pessoas e, mais uma vez, conta com o apoio do Camões - Centro Cultura Português em Brasília, que já garantiu a presença de diversos e renomados artistas portugueses no evento.

Programação FESTLIP 2017

Mais informações em www.festlip.com

 

Participação portuguesa

 

14, 15, 16 e 17 de dezembro 

Espetáculo A terceira margem do rio, de Guimarães Rosa

Local: Teatro Laura Alvim, na Casa de Cultura Laura Alvim

Horário: 20h

Sinopse: Um homem de meia-idade deixa sua família e amigos para viver isolado em uma canoa no meio de um rio, na região central do Brasil, e jamais volta a pisar em terra firme. Seu único contato com as pessoas acontece através de seu filho Liojorge, que lhe deixa comida na margem do rio. Os anos se passam e a filha Rosário casa com um rapaz da região e vai morar na cidade. O filho também casa, mas decide permanecer com a mãe e continuar levando diariamente a comida para o pai invisível. Quando nasce Nhinhinha, a filha de Liojorge, e que tem poderes mágicos, o rapaz resolve levá-la até a beira do rio para apresentá-la ao pai.

Elenco: 08 (oito) atores, um de cada país da CPLP (participação da atriz portuguesa Susana Vitorino)

 

14 e 15 de dezembro

Espetáculo Solange – Uma conversa de cabelereiro, da Cia. Nómada Art & Public

Space (Portugal)

Local: Teatro Rogério Cardoso, na Casa de Cultura Laura Alvim

Horário: 19h30

Sinopse: Solange espera-nos num cabeleireiro de bairro. Inesperadamente revela ser uma amante de poesia e uma voz politizada. O que há de comum entre ofício de Solange e o do poeta? O fazer brilhar o aqui agora. Solange encontra nas palavras das mulheres poetisas portuguesas e brasileiras, uma razão para aprofundar o abismo de ser mulher. Solange encontra na poesia dita a energia inaudita da palavra em busca do seu destinatário. Um salão passado a pente fino...

 
Veja algumas fotografias relacionadas com a notícia
FotoFoto