Notícias
03 de Outubro de 2017

Filmes e realizadores portugueses estão confirmados na 19ª edição do Festival do Rio

De 5 a 19 de outubro | Rio de Janeiro

Foto da Noticia
203 pessoas leram esta notícia.

O Festival do Rio firmou-se como um dos mais importantes festivais internacionais de cinema e é destino obrigatório para os principais destaques cinematográficos do ano. A cada edição, importantes nomes do cinema mundial passam pelo Festival apresentando seus filmes.

Em 2017, com o apoio da Embaixada de Portugal no Brasil e do Camões – Centro Cultural Português em Brasília, o Festival do Rio contará com produções de Portugal e algumas co-produções, além da presença do realizador Pedro Pinho, que irá participar em um bate-papo com os espectadores após a exibição do seu filme “A Fábrica de Nada”.

A 19ª edição do Festival contará com mais de 250 títulos, que viajam dos bastidores de Hollywood a uma pequena vila na República do Congo, da guerra na Síria à Guerra Fria nos EUA. Serão 11 dias de maratona onde serão exibidos o Leão de Ouro de Veneza e o Urso de Ouro de Berlim, além de novos trabalhos de alguns dos maiores mestres da sétima arte. 

Na sessão “Première Brasil”, haverá a estreia de alguns títulos nacionais muito aguardados. Serão 52 filmes, entre curtas, longas, documentários, ficções e animações, que serão exibidos na Competição Oficial, e também nas mostras Novos Rumos, Retratos e Hors Concours. Além disso, a presença nacional se faz presente nas outras mostras do Festival do Rio, com mais 24 títulos se espalhando por toda a programação.

O RioMarket, a seção dedicada ao mercado dentro do Festival do Rio, receberá profissionais do cinema e o público em geral, em uma maratona de seminários, workshops e masterclasses, além das já tradicionais rodadas de negócios

Mais informações e a programação completa em festivaldorio.com.br

 

PROGRAMAÇÃO DOS FILMES PORTUGUESES

*sessão com convidados

festivaldorio.com.br/br/programação

A Fábrica de Nada*, de Pedro Pinho (com presença do realizador)

 A FABRICA DE NADA

Uma noite, um grupo de operários descobre que a administração vem roubando máquinas e matéria-prima de sua própria fábrica. Ao decidirem se organizar para proteger os equipamentos e impedir o deslocamento da produção, os operários são forçados a permanecer nos seus postos sem nada para fazer, enquanto as negociações para demissões avançam. Uma reflexão sobre o papel do trabalho humano em tempos em que a crise se tornou uma forma de governo. Prêmio FIPRESCI na Quinzena dos Realizadores, Cannes 2017.

Sábado, 07/10            19:30* Estação NET Rio 5

Domingo, 08/10          21:00   Reserva Cultural Niterói 4

Quarta, 11/10 16:00   Kinoplex São Luiz 4

Verão Danado, de Pedro Cabeleira

 

O verão de Chico começa em casa, ao lado de seus avós, sob a sombra dos limoeiros. O lugar é seu refugio, o lar de suas memórias de infância. Hoje em dia, ele pertence a Lisboa, onde se formou e espera encontrar uma carreira. Chico é parte de uma geração sem perspectivas ou expectativas, cujo projeto de alcançar a idade adulta parece ser permanentemente adiado. As noites de Lisboa, repletas de afetos e corações partidos, mantêm-no em um hedonismo psicodélico, onde suas angustias se transformam em euforia. Menção especial na mostra Cineasta do Presente no Festival de Locarno 2017.

Sexta, 06/10   17:40   Museu da República

Domingo, 08/10          21:45   Estação NET Rio 3

Quinta, 12/10  14:15   Kinoplex São Luiz 4

Domingo, 15/10          14:50   Estação NET Ipanema 1

Co-produções:

Zama*, de Lucrecia Martel

 

Zama, um oficial da Coroa Espanhola nascido na América do Sul, aguarda uma carta do Rei que deverá autorizá-lo a se transferir da cidade em que vive estagnado para um lugar melhor. Sua situação é delicada: ele deve se certificar de que nada ofusque sua realocação e se vê forçado a aceitar submissamente todas as tarefas que lhe são confiadas por consecutivos governadores que vêm e vão enquanto, ele fica para trás. Os anos passam e a carta do Rei nunca chega. Quando Zama percebe que tudo está perdido, se junta a um grupo de soldados que saem a perseguir um perigoso bandido.

Domingo, 08/10          21:45* CCLSR - Cine Odeon NET Claro

Segunda, 09/10          19:20* Reserva Cultural Niterói 2

Quinta, 12/10  21:30   Estação NET Ipanema 2

Sábado, 14/10            19:15   Kinoplex São Luiz 4

* Sessão com convidado(s)ta a um grupo de soldados que saem a perseguir um perigoso bandido.

Praça Paris, de Lúcia Murat

 

Gloria é ascensorista na UERJ. Ela foi criada e vive até hoje no Morro da Providência. Filha de um pai abusivo, quando se vê livre dele, passa para as mãos de um irmão, chefe do tráfico, que ainda se faz presente e exerce enorme influência sobre sua vida, mesmo estando preso. Camila é uma jovem psicanalista portuguesa que está no Brasil para estudos de pós-graduação sobre violência também na UERJ, onde começa a atender Gloria em seu consultório. É estrangeira e deslocada em meio ao caos de uma cidade desigual, ruidosa, hostil e em constante transformação. Um vínculo entre elas se inicia.

Sábado, 07/10            19:00* Cinepolis Lagoon 1

Sábado, 07/10            19:00* Cinepolis Lagoon 2

Sábado, 07/10            19:00* Cinepolis Lagoon 3

Domingo, 08/10          13:00   CCLSR - Cine Odeon NET Claro

Segunda, 09/10          19:00   Kinoplex São Luiz 1

Tudo é Projeto, de Joana Mendes da Rocha e Patricia Rubano

 

Documentário sobre a vida e obra do arquiteto Paulo Mendes da Rocha, contada por ele em entrevistas para Joana, sua filha. Com mais de 80 anos de idade, Paulo Mendes é hoje um dos mais importantes e renomados arquitetos no mundo, mas, acima de tudo, é um pensador cujas ideias e opiniões polêmicas sobre urbanismo, natureza, humanidade, arte e técnica merecem ser ouvidas. Em um constante diálogo entre entrevistado/pai e entrevistadora/filha, Joana é o fio condutor do filme. Como em todas as relações pessoais, principalmente entre pais e filhos, o fio que conduz é também o que é conduzido.

Terça, 10/10   18:00*  Cinepolis Lagoon 5

Terça, 10/10   18:00*  Cinepolis Lagoon 6

Quarta, 11/10 14:00   Kinoplex São Luiz 1

Sábado, 14/10            16:00   Instituto Moreira Salles