Notícias
26 de Setembro de 2017

Concerto de música clássica celebra os 150 anos do Grêmio Recreativo de Belém do Pará (participação do maestro português Cesário Costa e do maestro brasileiro Miguel Campos Neto)

28 de Setembro | 20h | Belém do Pará

Foto da Noticia
269 pessoas leram esta notícia.

A Orquestra Sinfónica do Theatro da Paz irá apresentar um concerto dedicado à música sinfônica portuguesa. A regência será partilhada entre o maestro português Cesário Costa e o maestro brasileiro Miguel Campos Neto, regente titular. O concerto luso-brasileiro realizar-se-á em homenagem aos 150 anos do Grêmio Literário Recreativo de Belém, no dia 28 de setembro, às 20h, no renomado Theatro da Paz, em Belém do Pará. Os ingressos já estão a venda na bilheteria do teatro.

O programa contém uma seleção de nomes icônicos e foi delineado para divulgar alguns dos principais compositores da música portuguesa do século XIX e do século XX.

Programa 


João de Sousa Carvalho - Te Deum: abertura para duas orquestras
António Fragoso - Nocturno
Joly Braga Santos - Variações sobre um tema alentejano
Luís de Freitas Branco - Suite alentejana nº 1: Fandango

Antônio Carlos Gomes – Abertura da Ópera “O Guarani”

Heitor Villa-Lobos – O trenzinho do Caipira

Waldemar Henrique – Uirapuru

Oscar Lorenzo Fernandez – Batuque

 

CONVITE CESÁRIO COSTA

 

Sobre os maestros

 

Miguel Campos Neto é um maestro brasileiro, mais conhecido por ser um dos fundadores, regente titular e diretor artístico da The Chelsea Symphony, sediada em Nova Iorque. É diplomado com mestrado em regência orquestral pelo Mannes College of Music de Nova York. Apesar de ainda jovem para a profissão, Campos Neto acumula uma série de regências convidadas (como a Amazonas Filarmônica) e festivais (como o do Palácio das Artes, em Belo Horizonte). Tem como formação o bacharelado e mestrado em violino (pelas Universidade do Missouri e do Novo México) e ainda o mestrado em regência pelo Mannes College of Music. Já regeu em locais como o Teatro da Paz (de Belém), no auditório da ONU (em Nova Iorque) e já venceu vários concursos (como o primeiro lugar do MTNA, Prêmio Zoltan Szekely, entre outros).

Atualmente é o regente titular da Orquestra Jovem Vale Música e Orquestra Sinfônica do Teatro da Paz, em Belém do Pará.

 

Cesário Costa tem vindo a distinguir-se como um dos mais ativos maestros portugueses da sua geração. Vencedor do III Concurso Internacional Fundação Oriente para Jovens Chefes de Orquestra, em 1997, foi desde então convidado para dirigir inúmeras formações nacionais e estrangeiras. O seu reportório estende-se do barroco ao contemporâneo, incluindo mais de cem obras em estreia absoluta. Para além da direção de orquestras, tem exercido funções de docência e de programação musical em várias instituições. Foi Presidente da Metropolitana/Associação Música, Educação e Cultura, instituição que gere a Orquestra Metropolitana de Lisboa (da qual foi também Diretor Artístico), a Academia Nacional Superior de Orquestra, a Escola Profissional Metropolitana e o Conservatório da Metropolitana. Foi Diretor Artístico e Maestro Titular da Orquestra do Algarve e da Orquestra Clássica do Sul e atualmente é maestro titular da OrchestrUtopica.

 
Veja algumas fotografias relacionadas com a notícia
Foto