Notícias
24 de Maio de 2017

A escritora portuguesa Dulce Maria Cardoso estará presente na XXI Feira Pan-Amazônica do livro em Belém do Pará

De 26 de maio a 4 de junho de 2017 | Belém do Pará

Foto da Noticia
353 pessoas leram esta notícia.

Entre os dias 26 de maio e 04 de junho deste ano, Belém vai se transformar na cidade da poesia durante a XXI Feira Pan-Amazônica do Livro, uma das maiores feiras literárias do Brasil, que deve atrair cerca de 400 mil visitantes durante os dez dias de programação. O escritor homenageado este ano é o poeta e jornalista brasileiro Mário Faustino, um intelectual que agitou a cena literária de Belém e do Rio de Janeiro nos anos 40 e 50.

A feira promove uma interação com os escritores nas rodas de leitura e também nos encontros literários. “Os escritores que participarão da edição deste ano enviaram para nós diversos exemplares de seus livros, que foram distribuídos aos professores do ensino médio e fundamental para trabalharem com os alunos a temática abordada na publicação. Depois, quando chegar o dia desse encontro, os alunos participarão com mais afinco da conversa. A ideia desse projeto é formar plateias qualificadas para que a interação seja maior e mais proveitosa”, explicou Ana Catarina Brito, diretora de Cultura e Coordenadora da Feira do Livro. Ao todo, 20 escolas estão envolvidas no projeto com a participação de 21 escritores.

A XXI Feira Pan-Amazônica, contará com uma programação musical com diversos artistas locais e terá, no encerramento, uma apresentação do roqueiro Arnaldo Antunes, ganhador do prêmio Jabuti de poesia com o livro “Agora Aqui Ninguém Precisa de Si” e de Moraes Moreira, que participa do Encontro Literário falando sobre a literatura de Cordel.

Este ano, com o apoio do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua no Brasil, os visitantes da feira poderão conhecer de perto a escritora portuguesa Dulce Maria Cardoso, que estará pela primeira vez a Belém. A escritora coleciona prêmios importantes em sua carreira (Prêmio da União Europeia), e tem suas obras traduzidas em várias línguas.  No Brasil, circulam obras como “Campos de sangue”, “Os meus sentimentos” e o “O retorno”, editadas pela Tinta da China – Brasil.

Além de Dulce Maria Cardoso, a programação da Feira contará com a presença do Conselheiro Cultural da Embaixada de Portugal e Diretor do Instituto Camões no Brasil, João Pignatelli, que participará numa mesa redonda, integrada no Seminário “Produção e Difusão da Poética em Língua Latina”, dia 28 de maio, domingo, às 10h30. Nesta mesa também estarão a Profª. Maria Adelina Amorim da Universidade de Lisboa e o francês Manuel BENGOÉCHEA, especialista em literatura francófona.

Mais informações e a programação completa em http://www.feiradolivro.pa.gov.br/ e no facebook https://www.facebook.com/feirapanamazonicadolivro/

 
Veja algumas fotografias relacionadas com a notícia
FotoFotoFotoFotoFotoFotoFotoFotoFotoFoto