Notícias
07 de Dezembro de 2016

Café Camões especial de Natal

O tradicional evento contará com apresentação do Brasília Brass Quinteto de Metais

Foto da Noticia
572 pessoas leram esta notícia.

O Café Camões especial de Natal é organizado pela Embaixada de Portugal - Centro Cultural Português/Camões.

Este evento que se tornou tradicional nesta capital apresenta, em parceria com a Sociedade de Concertos de Brasília, um concerto do renomado grupo musical Brasília Brass Quinteto de Metais, que terá nesta edição especial, um reportório baseado em canções natalinas.

Dia 15 de dezembro às 20h. Entrada gratuita

Brasília Brass Quinteto de Metais

O Brasília Brass Quinteto de Metais foi formado no ano de 2014 por músicos da capital, e vem atuando ativamente no cenário cultural, social e educacional brasiliense. Participando de eventos beneficentes e projetos de formação de plateia e educação musical com o enfoque na música de câmera para metais.

Em seu primeiro ano de atual o quinteto participou do projeto Música na Escola em parceria com a Tato Comunicação, com patrocínio do Fundo de Apoio a Cultura do Distrito Federal – FAC/DF. Foi também em seu primeiro ano de fundação que as participações em programas de rádio iniciaram, vale destacar a super rádio FM e a rádio nacional, além de concertos de natal em igrejas.

Já em 2015 inicia-se a parceria com o SESC no projeto SESC Sinfonia Intermezzo que proporcionou ao Brasília Brass a execução de música de concerto no Terraço Shopping e no Shopping do Gama. Dando ênfase à música erudita foi realizado concertos nas igrejas São Judas Tadeu e na Presbiteriana de Sobradinho ambas localizadas no Distrito Federal. Com ênfase na formação de plateia e dos estudantes de música o quinteto ainda realizou concerto na Escola de Música de Brasília no projeto conexões camerísticas.

No ano de 2016 o quinteto participou ativamente de solenidades e eventos culturais nas embaixadas da Venezuela, Guiana e Nicarágua. É em março de 2016 que o grupo alçou novos vôos, sendo pioneiro no Brasil criando o seu próprio festival: o "Festival de Metais Brasília Brass". Durante este evento houveram aulas individuais e coletivas, palestras e concertos sob a orientação de grandes músicos e professores da América do Sul, América do Norte e Europa. Tendo ampla repercussão entre os músicos de metais de todo o Brasil. Ainda em 2016 o Brasília Brass realizou concerto pela Sociedade de Concertos de Brasília na Casa Thomas Jefferson, tendo essa apresentação gravada e televisionada em rede nacional pela TV Senado no programa conversa de músico, além de participar do como concertistas no II Simpósio Internacional de Musicologia da Universidade de Brasília e do Seminário de performance e pesquisa em instrumentos de metais no Instituto Federal de Goiás em Goiânia.

Músicos

Derick Heliston (Trompete) – Iniciou seus estudos musicais na Escola de Música de Brasília. Foi Premiado no Concurso Jovens Solistas Furnas e desde 2011 vem atuando como solista e professor no Festival Eleazar de Carvalho (Ceará), atuou como músico convidado da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro entre os anos de 2010 a 2013, atua como primeiro trompete na Orquestra da Sociedade de Concertos de Brasília. É produtor cultural e formado em artes pela Faculdade Santa Terezinha

Rodrigo Gontijo (Trompete) – Formado pela Universidade do Rio Grande do Norte, iniciou seus estudos musicais em Brasília. Integrou o corpo docente da Escola de Música de Brasília entre os anos de 2007 a 2014, foi finalista do concurso Jovens Solistas da Bahia e atuou como músico convidado da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro por diversas vezes. Atualmente tem intensa atividade musical em Brasília na área da música de câmara e música pop.

Anderson Bezerra (Trompa) – Iniciou sua vida musical em Planaltina e atualmente é professor de trompa da Escola de Música de Brasília. Como músico convidado, atuou em diversas orquestras como Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro, Orquestra Bachiana Filarmônica e Orquestra Sinfônica do Mato Grosso.

Gleysson Costa (Trombone) – Brasiliense, ingressou na Escola de Música de Brasília aos 13 anos. É formado em trombone pela Universidade de Brasília e desde 2012 é músico do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal. Por diversas vezes se apresentou junto a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro e participou de diversos cursos e festivais de música, entre eles o Festival de Inverno de Campos do Jordão e Eastern Trombone Wokshop em Washington.

Tiago Poty (Trombone Baixo) – É professor de trombone da Escola de Música de Brasília e formado pela Universidade de Brasília. Atuou como músico convidado pela Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro, Orquestra Sinfônica de Porto Alegre e Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo.

 
Veja algumas fotografias relacionadas com a notícia
FotoFoto